Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

Projeto Livro Coletivo



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LEVINDO LAMBERT
PROJETO LIVRO COLETIVO - 2012

Apresentação

         Os gêneros textuais possuem características mais ou menos definidas, todavia, a todo momento surgem novos gêneros advindos das novas tecnologias.
         Inúmeros são os gêneros, carta, e-mail, bilhete, receita culinária, lenda, fábula, notícia etc. No entanto, as tipologias textuais são estanques, descrição, narração, argumentação e injunção, o que não impede de virem mescladas em um único gênero textual.
         Dentre os gêneros textuais destacam-se aqueles considerados literários: poema, cordel, crônica, conto, romance e outros.

Justificativa

         A ideia de desenvolver este projeto surgiu da necessidade de estimular a leitura e a escrita além de valorizar as produções textuais feitas pelos alunos no decorrer do ano letivo. Para tanto, é necessário o ensino/aprendizagem de gêneros como lendas, contos, poemas, crônicas, campanhas publicitárias, entre outros.

Objetivos

Com este projeto visamos contribuir para uma melhoria na produção escrita, estimulando a criatividade do aluno e o prazer em ler e produzir textos.


Metodologia
  
         O trabalho com os gêneros textuais deverá seguir as etapas de um concurso em que serão avaliados: o conhecimento das principais características de cada gênero estudado, a criatividade na exposição da aprendizagem e a coesão e coerência na produção escrita.
         O projeto será concluído com a elaboração de um livro coletivo com os textos produzidos pelos alunos. Para a ilustração do livro será promovido um concurso de desenho entre os alunos da escola.

         O processo ocorrerá em cada série, Ensino Fundamental e Médio,  seguindo três etapas:

1.                 Avaliação escrita.
2.                 Produção textual.
3.                 Elaboração de um livro coletivo

Programação

Gêneros
Produção de texto
6º ano

Fábulas, contos de fadas e poema

Fábulas, contos de fadas e poema
7º ano

Entrevista, perfil e autobiografia

Perfil e autobiografia
8º ano

Música e biografia

Releitura de letras de músicas através de outros gêneros.

9º ano

Música e biografia

Releitura de letras de músicas através de outros gêneros.
1º ano

Carta

Releitura da Carta do achamento do Brasil
2º ano

Romance

Adapatação dos romances em contos
3º ano

Crônica

Adaptação de crônicas já conhecidas.

Duração

         O projeto terá a duração de dois bimestres, a execução ocorrerá no terceiro e a culminância no quarto bimestre letivo.

Culminância

         O projeto será encerrado com a apresentação do livro coletivo e dos trabalhos realizados pelos alunos à comunidade escolar.

Avaliação

         Durante todo o projeto serão avaliados a participação e o interesse do aluno, além de serem avaliadas a criatividade, a coerência e coesão na produção de texto e a identificação das principais características de cada gênero estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.