ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LEVINDO LAMBERT
PROJETO LIVRO COLETIVO - 2012
Apresentação
Os gêneros textuais possuem
características mais ou menos definidas, todavia, a todo momento surgem novos
gêneros advindos das novas tecnologias.
Inúmeros são os gêneros, carta, e-mail, bilhete, receita culinária, lenda,
fábula, notícia etc. No entanto, as tipologias textuais são estanques,
descrição, narração, argumentação e injunção, o que não impede de virem
mescladas em um único gênero textual.
Dentre os gêneros textuais destacam-se aqueles considerados literários: poema,
cordel, crônica, conto, romance e outros.
Justificativa
A ideia de desenvolver este projeto surgiu
da necessidade de estimular a leitura e a escrita além de valorizar as
produções textuais feitas pelos alunos no decorrer do ano letivo. Para tanto, é
necessário o ensino/aprendizagem de gêneros como lendas, contos, poemas,
crônicas, campanhas publicitárias, entre outros.
Objetivos
Com este projeto
visamos contribuir para uma melhoria na produção escrita, estimulando a
criatividade do aluno e o prazer em ler e produzir textos.
Metodologia
O trabalho com os gêneros textuais deverá seguir as etapas de um concurso em
que serão avaliados: o conhecimento das principais características de cada
gênero estudado, a criatividade na exposição da aprendizagem e a coesão e
coerência na produção escrita.
O projeto será concluído com a elaboração de um livro coletivo com os textos
produzidos pelos alunos. Para a ilustração do livro será promovido um concurso
de desenho entre os alunos da escola.
O processo ocorrerá em cada série, Ensino Fundamental e Médio, seguindo
três etapas:
1.
Avaliação escrita.
2.
Produção textual.
3.
Elaboração de um livro coletivo
Programação
Gêneros
|
Produção de texto
|
||
6º ano
|
Fábulas, contos de fadas e poema
|
Fábulas, contos de fadas e poema |
|
7º ano
|
Entrevista, perfil e autobiografia
|
Perfil e autobiografia
|
|
8º ano
|
Música e biografia
|
Releitura de letras de músicas
através de outros gêneros.
|
|
9º ano
|
Música e biografia
|
Releitura de letras de músicas
através de outros gêneros.
|
|
1º ano
|
Carta
|
Releitura da Carta do achamento do
Brasil
|
|
2º ano
|
Romance
|
Adapatação dos romances em contos
|
|
3º ano
|
Crônica
|
Adaptação de crônicas já conhecidas.
|
|
Duração
O projeto terá a duração de dois bimestres, a execução ocorrerá no terceiro e a
culminância no quarto bimestre letivo.
Culminância
O projeto será encerrado com a apresentação do livro coletivo e dos trabalhos
realizados pelos alunos à comunidade escolar.
Avaliação
Durante todo o projeto serão avaliados a participação e o interesse do aluno,
além de serem avaliadas a criatividade, a coerência e coesão na produção de
texto e a identificação das principais características de cada gênero estudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.