Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

domingo, 16 de abril de 2017

Exercícios Romantismo

            O romance Os sofrimentos do jovem Werther, do escritor alemão Goethe, é um dos marcos fundadores do romantismo europeu e exerceu grande influência sobre os escritores românticos brasileiros.
            A obra tem uma estrutura epistolar, construída a partir de cartas que Werther, um jovem escritor e pintor, escreve a um amigo. Por meio delas, fica-se sabendo da chegada do jovem a um vilarejo alemão, do despertar de sua paixão não correspondida por Carlota. Carlota casa-se com Alberto, e Werther torna-se amigo do casal, o que acentua ainda mais sua frustração amorosa e acaba por levá-lo ao suicídio.
            Você vai ler, a seguir, duas cartas: a primeira é escrita pelo protagonista logo após sua chegada ao vilarejo, pouco antes de ele conhecer Carlota e apaixonar-se por ela. A segunda é escrita quando ele já está perdidamente apaixonado por Carlota.

10 de maio
            Uma serenidade maravilhosa inundou toda a minha alma, semelhante às doces manhãs primaveris com as quais me delicio de todo coração. Estou só e entrego-me a alegria de estar vivendo nesta região, ideal para almas iguais a minha. Estou tão feliz, meu bom amigo, de tal modo imerso no sentimento de uma existência tranquila, que minha arte está sendo prejudicada. Neste momento não poderia desenhar uma linha sequer e, no entanto, nunca fui um pintor mais abençoado do que agora. Quando, ao meu redor, os vapores emanam do belo vale e o sol a pino pousa sobre a escuridão indevassável de minha floresta, e apenas alguns raios solitários se insinuam no centro deste santuário; quando, à beira do riacho veloz, deitado na grama alta, descubro rente ao chão a existência de mil plantinhas diferentes; quando sinto mais perto do meu coração o fervilhar do pequeno universo por entre as hastes, as inumeráveis e indecifráveis formas das minhoquinhas e dos pequenos insetos, quando sinto a presença do Todo- Poderoso, que nos criou a Sua imagem, o sopro do Deus Amantíssimo que a todos nos ampara e sustenta
em eterna glória – nestes momentos, meu amigo, quando a penumbra da bem-amada, muitas vezes arrebata-me um anelo ardente e fico pensando: “Ah, se pudesses expressar tudo isso, se pudesses imprimir no papel tudo aquilo que palpita dentro de ti com tanta plenitude e tanto calor, de tal forma que a obra tornasse o espelho de tua alma, assim como tua alma é o espelho do Deus infinito!” – meu amigo – Mas soçobrarei, sucumbo ao poder da grandiosidade destas
manifestações.
(J. W. Goethe. Os sofrimentos do jovem Werther. 2. Ed. Trad. Por Marion Fleischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.)

Anelo: desejo intenso, aspiração.
Soçobrar: perder a coragem, desanimar, naufragar

30 de agosto
            Infeliz! Não és um tolo? Não te enganas a ti mesmo? Porque te entregas a esta paixão desenfreada, interminável? Todas as minhas preces dirigem-se a ela; na minha imaginação não há outra figura senão a dela, e tudo que me cerca somente têm sentido quando relacionado a ela. E isso me proporciona algumas horas de felicidade – até o momento em que novamente preciso separar-me dela! Ah, Wilhelm!, quantas coisas o meu coração desejaria fazer! Depois de estar junto dela duas ou três horas, deliciando-me com sua presença, suas maneiras, a expressão celestial de suas palavras, e todos os meus sentidos pouco a pouco se tornaram tensos, de repente uma sombra turva meus olhos, mal consigo ouvir, sinto-me sufocado, como se estivesse sendo estrangulado por um assassino, meu coração bate estouvadamente, procurando acalmar os meus sentidos atormentados, mas conseguindo apenas aumentar a perturbação – Wilhelm, muitas vezes nem sei se ainda estou nesse mundo! E em outros momentos - quando a tristeza não me subjuga e Carlota me concede o pequeno conforto de dar livre curso as minhas mágoas, derramando lágrimas abundantes sobre suas mãos – tenho necessidade de afastar-me, de ir para longe, e então me ponho a errar pelos campos. Nessas horas, sinto prazer em escalar uma montanha íngreme, em abrir caminho num bosque cerrado, passando por arbustos que me ferem, por espinhos que me dilaceram a pele! Sinto-me um pouco melhor então. Um pouco! E quando então, cansado e sedento, às vezes fico prostrado no caminho, no meio da noite, a lua cheia brilhando sobre minha cabeça, quando na solidão do bosque busco repouso no tronco retorcido de uma árvore, para aliviar meus pés doloridos, e
então adormeço, na meia-luz, mergulhando num sono inquieto – Ah, Wilhelm!, nessas horas de solidão de uma cela, o cilício e o cíngulo de espinhos seriam um bálsamo para minha alma sequiosa! Adeus! Somente o túmulo poderá libertar-me desses tormentos.
(J. W. Goethe. Os sofrimentos do jovem Werther. 2. Ed. Trad. Por Marion Fleischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.)

Cilício: cinto ou cordão cheio de pontas usado pelos penitentes.
Cíngulo: cordão, cinto.
Errar: andar sem rumo, vaguear.
Prostrado: abatido, desanimado, sem forças
Turvar: tornar opaco, tornar triste

1. Compare as duas cartas.
a) Como Werther se sente na primeira carta? E na segunda?
b) A que se deve a mudança de espírito da personagem?

2. A natureza assume um papel de destaque nos textos românticos. Mais do que mero cenário, ela geralmente interage com as personagens, podendo espelhar o estado de espírito delas. Observe o modo como a personagem se refere à natureza nas duas cartas. O que muda na descrição que a personagem faz da natureza nas duas situações?

3. Durante a era Clássica, os textos literários faziam referência aos deuses da mitologia Greco-latina. No romantismo, que busca uma aproximação com seu público consumidor – a burguesia – , surgem manifestações de religiosidade cristã. Identifique na primeira carta um exemplo dessas manifestações.

4. Nas obras de ficção do Romantismo, o amor é um tema muito caro. Geralmente as personagens lutam por seu ideal amoroso, contrapondo-se às normas, padrões e conveniências sociais. Diante dos obstáculos, os relacionamentos românticos podem ter dois tipos de desfecho: o final trágico, que leva à morte de pelo menos um dos amantes, ou o final feliz. Nessa obra de Goethe, o final é trágico.
a) Que tipo de obstáculo impede Werther de conquistar o amor Carlota?
b) Leia a última frase da segunda carta. Que significado tem a morte para Werther nesse contexto?

5. O escapismo ou desejo de evasão é uma constante nos textos românticos. Manifesta-se na busca da natureza, na fuga para o passado próximo (a infância) ou distante (a idade Média), o sonho ou a fantasia e a morte. Identifique, na segunda carta, manifestações do escapismo.


6. Identifique as características românticas presentes nas cartas da obra de Goethe.

Fonte: livro Português linguagens - 2º ano EM

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