Bolacha de Água e Sal
Compositor: Paulo Tatit
Gosto
quando vou brincar na rua
Gosto quando encontro meu amigo
Gosto quando a mãe do meu amigo
Me oferece uma bolacha
De água e sal
Gosto quando encontro meu amigo
Gosto quando a mãe do meu amigo
Me oferece uma bolacha
De água e sal
Gosto de
bolacha sem açúcar
Gosto de bolacha sem recheio
Gosto de bolacha sem perfume
Gosto do que é normal
Uma bolacha de água e sal
Gosto de bolacha sem recheio
Gosto de bolacha sem perfume
Gosto do que é normal
Uma bolacha de água e sal
É... uma
coisa natural
É... barata e não faz mal
De qualquer marca
É tudo igual
É... barata e não faz mal
De qualquer marca
É tudo igual
Quando a
gente está meio enjoado
Quando a gente está passando mal
Quando a gente fica aperreado
Bolacha de água e sal
Quando a gente está passando mal
Quando a gente fica aperreado
Bolacha de água e sal
Quando a
minha avó era criança
Quando a vida era sempre igual
Lá na roça acordavam cedo
Pra comer bolacha de água e sal
Quando a vida era sempre igual
Lá na roça acordavam cedo
Pra comer bolacha de água e sal
Quando o
meu avô era criança
Veio num navio de Portugal
A viagem ficou na lembrança
Só comiam bolacha de água e sal
Veio num navio de Portugal
A viagem ficou na lembrança
Só comiam bolacha de água e sal
O meu gosto
é radical
Gosto porque é fundamental
Farinha, fermento, água e sal
Simplicidade, no trivial
Gosto porque é fundamental
Farinha, fermento, água e sal
Simplicidade, no trivial
Se um dia
você for lá em casa
Pra brincar comigo no quintal
Vamos combinar um pic nic
Pra comer muita bolacha
De água e sal
Pra brincar comigo no quintal
Vamos combinar um pic nic
Pra comer muita bolacha
De água e sal
Sandra
Peres/Paulo Tatit. CD Pé com pé,
Palavra Cantada.
.....................................................................................................................................................................................................................
1. Analisando as palavras da canção
a)
De acordo a letra, como se pode caracterizar o eu lírico? Confirme sua resposta
com versos.
O eu lírico é uma criança (possivelmente do sexo masculino) que gosta de
brincar na rua com os amigos, além de apreciar bolacha de água e sal. “Gosto
quando vou brincar na rua / Gosto quando encontro meu amigo / Gosto quando a
mãe do meu amigo / Me oferece uma bolacha / De água e sal.”
b)
Que sentido têm para você estes três versos da segunda estrofe:
“Gosto de
bolacha sem açúcar / Gosto de bolacha sem recheio / Gosto de bolacha sem
perfume / Gosto do que é normal”?
O eu lírico descreve a bolacha de água e sal pelo
que ela não é: sem açúcar, sem recheio, sem perfume.
c)
Por que o eu lírico chama de “normal” a bolacha de água e sal?
Se entendermos que normal é o “conforme a norma, a regra; regular”,
bolacha normal é a que é feita conforme a receita da família, com produtos
simples: farinha, fermento, água e sal.
d)
Que importância tem para você o fato de a bolacha de água e sal ser “uma coisa
natural”, ser “barato e não faz mal”, ser “de qualquer marca”, ser “tudo
igual”?
Tem a importância de não levar conservantes, corantes, essências e odores
de aromatizantes artificiais ou sintéticos não recomendáveis à saúde das
pessoas, em especial das crianças.
e)
Em que situações o eu lírico prefere bolachas de água e sal?
Quando está meio enjoado, quando está passando mal, quando fi ca
aperreado (contrariado, aborrecido); enfim, quando precisa de uma alimentação
leve e saudável.
f) Por que
o eu lírico apela para os tempos dos avós dele, “quando a vida era sempre
igual”, para dizer que já comiam bolacha de água e sal?
Para justificar que a tradição dos alimentos simples
e naturais é um indicador bastante confiável para as gerações mais novas.
g) Na
estrofe “O meu gosto...” até “... trivial”, o eu lírico faz uma declaração de
por que come bolacha de água e sal. Que declaração é essa?
“O meu gosto é radical”,
essencial, completo; farinha, fermento, água e sal, ingredientes que não são
nocivos à saúde.
h)
Na última estrofe, o eu lírico já avisa o que vai servir àquele que um dia for
a sua casa pra brincar e fazer um piquenique. O que ele vai servir?
“...muita bolacha / de água e sal.”
i) Pelo
que você entendeu da letra dessa canção, qual é intenção do eu lírico?
Tentar convencer os ouvintes, notadamente as
crianças, que é sempre preferível comer diariamente alimentos saudáveis, sem
aditivos químicos que podem fazer mal à saúde.
Atividade adaptada do "Caderno de Apoio e Aprendizagem" da Prefeitura de São Paulo.
Atividade adaptada do "Caderno de Apoio e Aprendizagem" da Prefeitura de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.