Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

domingo, 14 de outubro de 2012

interpretação letra de música "Bolacha de Água e Sal"


Bolacha de Água e Sal
Compositor: Paulo Tatit

Gosto quando vou brincar na rua
Gosto quando encontro meu amigo
Gosto quando a mãe do meu amigo
Me oferece uma bolacha
De água e sal
Gosto de bolacha sem açúcar
Gosto de bolacha sem recheio
Gosto de bolacha sem perfume
Gosto do que é normal
Uma bolacha de água e sal
É... uma coisa natural
É... barata e não faz mal
De qualquer marca
É tudo igual
Quando a gente está meio enjoado
Quando a gente está passando mal
Quando a gente fica aperreado
Bolacha de água e sal
Quando a minha avó era criança
Quando a vida era sempre igual
Lá na roça acordavam cedo
Pra comer bolacha de água e sal
Quando o meu avô era criança
Veio num navio de Portugal
A viagem ficou na lembrança
Só comiam bolacha de água e sal
O meu gosto é radical
Gosto porque é fundamental
Farinha, fermento, água e sal
Simplicidade, no trivial
Se um dia você for lá em casa
Pra brincar comigo no quintal
Vamos combinar um pic nic
Pra comer muita bolacha
De água e sal
 Sandra Peres/Paulo Tatit. CD Pé com pé, Palavra Cantada.


.....................................................................................................................................................................................................................
1. Analisando as palavras da canção
a) De acordo a letra, como se pode caracterizar o eu lírico? Confirme sua resposta com versos.
O eu lírico é uma criança (possivelmente do sexo masculino) que gosta de brincar na rua com os amigos, além de apreciar bolacha de água e sal. “Gosto quando vou brincar na rua / Gosto quando encontro meu amigo / Gosto quando a mãe do meu amigo / Me oferece uma bolacha / De água e sal.”
b) Que sentido têm para você estes três versos da segunda estrofe:
“Gosto de bolacha sem açúcar / Gosto de bolacha sem recheio / Gosto de bolacha sem perfume / Gosto do que é normal”?  
O eu lírico descreve a bolacha de água e sal pelo que ela não é: sem açúcar, sem recheio, sem perfume.
c) Por que o eu lírico chama de “normal” a bolacha de água e sal?
Se entendermos que normal é o “conforme a norma, a regra; regular”, bolacha normal é a que é feita conforme a receita da família, com produtos simples: farinha, fermento, água e sal.
d) Que importância tem para você o fato de a bolacha de água e sal ser “uma coisa natural”, ser “barato e não faz mal”, ser “de qualquer marca”, ser “tudo igual”?
Tem a importância de não levar conservantes, corantes, essências e odores de aromatizantes artificiais ou sintéticos não recomendáveis à saúde das pessoas, em especial das crianças.
e) Em que situações o eu lírico prefere bolachas de água e sal?
Quando está meio enjoado, quando está passando mal, quando fi ca aperreado (contrariado, aborrecido); enfim, quando precisa de uma alimentação leve e saudável.
f) Por que o eu lírico apela para os tempos dos avós dele, “quando a vida era sempre igual”, para dizer que já comiam bolacha de água e sal? 
Para justificar que a tradição dos alimentos simples e naturais é um indicador bastante confiável para as gerações mais novas.
g) Na estrofe “O meu gosto...” até “... trivial”, o eu lírico faz uma declaração de por que come bolacha de água e sal. Que declaração é essa
“O meu gosto é radical”, essencial, completo; farinha, fermento, água e sal, ingredientes que não são nocivos à saúde.
h) Na última estrofe, o eu lírico já avisa o que vai servir àquele que um dia for a sua casa pra brincar e fazer um piquenique. O que ele vai servir? 
“...muita bolacha / de água e sal.”
i) Pelo que você entendeu da letra dessa canção, qual é intenção do eu lírico? 
Tentar convencer os ouvintes, notadamente as crianças, que é sempre preferível comer diariamente alimentos saudáveis, sem aditivos químicos que podem fazer mal à saúde.

Atividade adaptada do "Caderno de Apoio e Aprendizagem" da Prefeitura de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.