Peço desculpas por não enviar o gabarito das atividades postadas anteriormente, mas tentarei disponibilizar sugestões de respostas para as próximas postagens. Este está sendo um ano de muito trabalho e pouco tempo. Conto com a compreensão de todos. 28/11/16.

domingo, 4 de setembro de 2011

Interpretação de texto - Perfil

O texto que você vai ler é o perfil do ator e músico Sérgio Loroza, retirado da revista Raça Brasil.

Perfil é um gênero de texto que apresenta um conjunto de informações sobre uma pessoa. É diferente da biografia, por ser um texto mais informal e mais resumido. O perfil, normalmente, é publicado em sessões de cinema e de música, e em revistas semanais.

PERFIL
U MADUREIRA
O ator e músico SÉRGIO LOROZA experimenta a fama conquistada com a televisão sem deixar de conciliar as duas carreiras, além do seu empenho a causas sociais.

Sérgio Loroza nasceu prematuro, mas desde que deixou a incubadora e subiu pela primeira vez o Morro de São José, no subúrbio carioca de Madureira, não parou mais de crescer e de aparecer. “Fui Serginho só quando nasci. A partir daí passei a ser Serjão. Comecei um trabalho de engorda que não parou até hoje”, diverte-se o dono de exagerados 180 quilos, acondicionados em 1,83 m de altura.
Sim, ele chama a atenção por onde passa, mas já se vai longe o tempo em que marcava presença só pelo seu tamanho. Hoje, ele chama a atenção menos pela circunferência do que pela
competência como músico e ator. A popularidade mesmo, porém, só veio com o bem-humorado,
mulherengo e um tanto mau-caráter dono da agência de empregos do seriado A diarista, da Rede Globo.
Para chegar onde está agora, foi com a cara e a coragem. Serjão estudou Química na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro durante dois anos, foi auxiliar técnico de operações e promotor de vendas. Nos anos 90, cheio de talento para dar, mas sem nenhum incentivo da empresa em que trabalhava, deixou o emprego para apostar no sonho de ser artista. Apoiado em capacidade-voracidade-sorte, tornou-se ator, com experiência em TV, teatro, cinema, e músico apaixonado pelo som pop mundial. No palco ou nas telas, os personagens de Serjão normalmente arrancam gargalhadas. Carregam muita energia positiva emprestada pelo ator, que chegou aos 39 anos de idade, cultivando perseverança e bom-humor.

“VIVA A UTOPIA”
A infância na comunidade carente lhe revelou as faces da pobreza e da violência, das quais
ele teve a dádiva de retirar apenas a experiência de vida. “De onde eu vim muitos amigos já morreram ou estão presos”, conta. “Não me considero em nada melhor do que eles. Só tive a sorte de ter uma família me apoiando, de nascer com um dom e de poder desenvolvê-lo”, acrescenta. “Eu me tornei artista para revolucionar e quero servir de bom exemplo. Não me conformo com o mundo como está. Desejo ver a mesma proporção de negros e brancos nas escolas e nas platéias de teatro. Viva a utopia”.
Apesar dos passos trilhados pela Química e pelas vendas, o pendor para as artes vem de bem antes, ainda garoto. Já no início dos anos 80 ele estudava violão e pouco tempo depois entrou para o grupo de teatro da Igreja de Santo Sepulcro, em Madureira. “Em 1985, fiz a minha primeira peça amadora”, relembra. “Subi ao palco antes mesmo de assistir a um espetáculo.” Foi assim que, de grupo em grupo, de peça em peça, a bola-de-neve artística se avolumou, até chegar a participações e pequenos papéis em espetáculos, como Cabaré Brasil e Obrigado, Cartola!, além de longas-metragens como Orfeu, Bossa nova e Carandiru, sem contar minisséries, programas humorísticos e novelas da Globo (...)
(Adaptado de Revista Raça Brasil, ed. 98, maio/2006. Disponível em http:// racabrasil.uol.com.br/Edicoes/98/artigo17492-1.asp).


Construindo sentidos para o texto
1. Numere os fatos na ordem em que aconteceram na vida de Loroza:
( 3 ) Estudou Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
( 5 ) Conseguiu fama em programas humorísticos e novelas da Rede Globo.
( 1 ) Viveu sua infância no subúrbio carioca de Madureira.
( 2 ) Estudou violão e participou do grupo de teatro da igreja.
( 4 ) Abandonou o emprego para tentar a carreira de artista.

2. Releia:
“Hoje, ele chama a atenção menos pela circunferência do que pela competência como músico e ator”.
De acordo com o texto, isso significa dizer que:
(    ) Serjão é bastante discriminado por sua aparência física.
(    ) A competência artística é o que mais impressiona as pessoas em relação a Serjão.
(    ) Serjão passa despercebido entre as pessoas.

3. Numere cada frase, de acordo com o que está informado:
( 1 ) A informação refere-se apenas a Sérgio Loroza.
( 2) A informação refere-se também a um dos personagens de Sérgio Loroza.
( 2 ) “A popularidade mesmo, porém, só veio com o bem-humorado, mulherengo e um tanto mau-caráter dono da agência de empregos do seriado A diarista, da Rede Globo”.
( 1 ) “Para chegar onde está agora, foi com a cara e a coragem”.
( 1 ) “Eu me tornei artista para revolucionar e quero servir de bom exemplo”.

4. Leia o verbete utopia, adaptado do Novo Dicionário Aurélio:

Utopia. 1. País imaginário, criado pelo escritor inglês Thomas Morus, onde um governo organizado proporciona ótimas condições de vida a um povo equilibrado e feliz. 2. Descrição de qualquer lugar ou situação ideal, em que as normas e instituições políticas sejam muito aperfeiçoadas. 3. Projeto que não se pode realizar, sonho, produto da imaginação, fantasia.

No texto, Sérgio Loroza afirma:
“Eu me tornei artista para revolucionar e quero servir de bom exemplo. Não me conformo com o mundo como está. Desejo ver a mesma proporção de negros e brancos nas escolas e nas platéias de teatro. Viva a utopia”.
Responda:
a) Qual é a utopia de Loroza?

Atividade retirada do Manual do Educador - Estudos Complementares do Projovem urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.